Gastrectomia Vertical - Sleeve

Essa técnica de diminuição do estômago também provoca uma boa perda de peso, comparável à do Bypass Gástrico e maior que a proporcionada por banda gástrica ajustável ou balão gástrico. É um procedimento que já é feito há mais de 20 anos mundialmente e tem boa eficácia.

Métodos para tratar a Obesidade | Sleeve - Gastrectomia Vertical

A cirurgia de Gastrectomia Vertical, ou Sleeve Gástrico, o cirurgião grampeia o estômago do paciente, confeccionando-o em forma de um tubo, do início ao final do órgão. Com isso, o volume do estômago fica reduzido em até 80%, permanecendo com cerca de 100ml, e na forma de um tubo gástrico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), essa técnica cresceu entre os cirurgiões, inclusive para controle do diabetes, e estima se que em pouco tempo será uma das técnicas mais utilizadas de cirurgia bariátrica no Brasil e no mundo.

Procedimento pouco invasivo

A técnica é realizada pela nossa equipe por Cirurgia Robótica e Videolaparoscopia, deixando menos cicatrizes, menor dor e menor chance de infecção. A permanência hospitalar é de 48 horas e a técnica pouco invasiva facilita a recuperação mais precoce do paciente, estando apto a retorno das atividade após 1 semana.

Perguntas Frequentes

1 - O que é a Gastrectomia Vertical ou Sleeve?
Uma cirurgia para perda de peso que reduz o tamanho do estômago, formando um "tubo" vertical após a retirada de 70 a 80% do volume do estômago.

2 - Quem é candidato ao Sleeve ou Gastrectomia Vertical?
Pacientes com IMC superior a 40 ou IMC acima de 35 com comorbidades associadas à obesidade e que não possam ou não queiram realizar um desvio intestinal.

3 - Quais são os benefícios da Sleeve?
Perda de peso significativa (70 a 80% do sobrepeso) e melhoria em condições relacionadas à obesidade como: diabetes, hipertensão, esteatose (gordura no fígado), apneia do sono, aumento de colesterol e triglicérides, entre outros. 

4 - Como é o processo de recuperação pós operatório?
Realizado por videolaparoscopia ou robótica, o estômago é reduzido a um tubo vertical. Inclui uma estadia hospitalar de curta duração (de 24 a 48 horas) e uma dieta líquida pós operatória, com suporte multidisciplinar.

5 - A Sleeve é reversível?
Ao contrário de outros procedimentos bariátricos, a Sleeve é irreversível.

6 - Quanto peso posso perder com a Sleeve?
A perda de peso varia, mas a maioria dos pacientes perde uma quantidade significativa do sobrepeso. A velocidade da perda de peso pode variar, mas geralmente, a perda mais significativa ocorre nos primeiros 6 meses de pós operatório. Contudo, o paciente vai continuar perdendo peso por cerca de 1 ano. No total, o paciente pode chegar a perder 80% do seu sobrepeso ou mais. 

7 - Como me preparar para a Sleeve?
Preparativos incluem ajustes na dieta, avaliação multiprofissional pré operatória, realização de exames e uma avaliação global do paciente e das suas condições associadas ao excesso de peso. 

8 - Qual é o impacto da Sleeve na qualidade de vida?
Muitos pacientes experimentam uma melhoria substancial na qualidade de vida após a Sleeve.

9 - Há acompanhamento após a cirurgia?
Sim, o suporte multidisciplinar contínuo é muito importante para otimizar a perda de peso e a saúde geral. Garantindo a segurança e excelência do resultado e diminuindo a chance de reganho de peso. 

10 - É possível reganhar peso após o Sleeve ou Gastrectomia Vertical?
Sim, em todas as cirurgias bariátricas é possível reganho de peso. Cerca de 10 a 15% dos pacientes que operam ganham peso anos após a cirurgia. Estudos mostram que o ganho de peso está relacionado com a retomada de velhos hábitos alimentares e do sedentarismo, bem como abandono do acompanhamento multidisciplinar.

11 - É necessário tomar vitaminas no pós operatório de Sleeve ou Gastrectomia Vertical?
Sim, é comum a necessidade de suplementação vitamínica após o Sleeve, devido à redução da capacidade do estômago de absorver nutrientes. Um plano personalizado de suplementação será formulado pela equipe de nutrição e endocrinologia para cada paciente.

Introdução a cirurgia bariátrica
Balão Gástrico
Bypass Gástrico

 

Compartilhar