Câncer de intestino e pólipo intestinal, qual a relação?

Na maioria dos casos o câncer colorretal (intestino) se origina de pólipos, que são lesões benignas e podem crescer na parede interna do intestino grosso. ✴ Normalmente seu crescimento é lento, porém se negligenciado, mutações em sua conformação podem gerar sua transformação de benigno a maligno.
Há ainda mutações genéticas que predispõem maior facilidade para que esses pólipos virem câncer em um tempo mais acelerado.
➡ A retirada desses pólipos antes de tornarem malignos é a principal forma de prevenção do câncer de intestino. Normalmente eles são assintomáticos quando pequenos e são identificados em exames de imagem como a colonoscopia e sigmoidoscopia.
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão ter mais de 50 anos de idade, histórico familiar da doença, histórico pessoal de câncer e obesidade, além de hábitos alimentares com pouca fibra entre outros ❗
A depender do estágio do pólipo, a cirurgia pode ser necessária, uma vez que a retirada por colonoscopia trata-se de um subtratamento quanto ao preceitos oncológicos. Nesses casos, a retirada do segmento doente intestinal contento o pólipo se faz necessário.
Consulte o seu médico regularmente e realize os exames solicitados com orientação. Para saber mais entre em contato conosco e agende a sua consulta. 📲 Nossos telefones são (11) 5539-3515 / 5539-6216. Nosso WhatsApp é (11) 98693 – 8675.